5 PASSOS PARA DIMINUIR O TURNOVER DO RESTAURANTE

Sabemos a importância de estar analisando o turnover do seu estabelecimento, com certeza está entre as 7 métricas mais importantes para gerenciar. Muitas vezes o impacto da rotatividade está ligado à sua pergunta, vendo tanto e não me sobra nada.

O custo da rotatividade é altíssimo, não somente financeiramente como na perda de tempo, e tempo considere o tempo e o valor de treinamento que foi destinado àquele colaborador. Em geral o custo médio para substituir um funcionário gira em torno de R$ 7.000,00, e com uma taxa de rotatividade de aproximadamente 70% do setor de Alimentos e Bebidas. Além disso o quanto é ruim para seu estabelecimento quando um processo é interrompido? Voce contrata o funcionário, treina-o por 3 meses (prazo da experiência), e o contrata. Passa um tempo, ele vem e pede as contas ou começa a fazer de tudo para ser dispensado. Embora não haja uma maneira 100% efetiva de manter o colaborador vou passar 5 dias de evitar esse aborrecimento.

  1. PROCURE CANDIDATOS QUE ALINHEM À SUA EMPRESA

Ah Maeda, se eu soubesse jogava na Mega-sena. Como disse acima, não há como prever mas você selecionar melhor vai encurtar e melhorar seu processo na hora da seleção. Aproveite as agencias especializadas no setor, hoje temos sites que podem melhorar sua procura, preencha os campos atentamente e descreva exatamente o que procura para sua empresa. Após selecionar, veja na entrevista se o candidato se encaixa na estrutura e cultura da sua empresa. Envolva seus gestores na contratação, assim eles terão um peso e vão endossar a contratação, assim evitar futuros aborrecimentos e valoriza a opinião dos seus colaboradores.

  • TREINAR E RETER

Processo de treinamento sólidos e contato direto com seu “mentor” pode ajudar a rapidamente ao novo contratado que se famialirizem mais rapidamente, além disso proporcionar edudação e desenvolvimento do funcionário vão trazer um vínculo mutuo, e você vai demonstrar que se importa com desempenho deles.

  • AMBIENTE POSITIVO E CULTURA HORIZONTALIZADA

Isso é de extrema importância e não pode ser usado de boca para fora. O que mais ouvimos são donos ou gestores que prometem, prometem e nada acontece. Essa atitude desmotiva sua equipe inteira. Construa uma relação próxima, com bate-papos semanais, ouça seus empregados para saber quais os pontos positivos e negativos e entregue um feedback, essas conversas devem ser rápidas, no máximo 15 minutos. Além disso aplique pesquisas sobre a cultura interna e entrevistas no desligamento para saber os motivos, não ouça somente seu gestor, as vezes o erro está no gerenciamento, assim você evita que eles saiam por motivos recorrentes.

  • PROGRAME-SE

Escalas de folga sem programação, impressas no dia anterior da folga ou jornadas muito longas vão desgastar seus colaboradores. Lembre-se eles precisam descansar para produzir e pensar melhor, vamos parar com essa gestão de achar que cozinheiro deve ser incansável e um simples operário. Publique a escala com 15 a 20 dias de antecedência, para que ele programa sua folga e seu descanso, e se você se programar até mesmo 40 dias, para que haja uma pesquisa em qual data ele precisa, sim, cozinheiros também tem casamentos, festas importantes e viagens. Acompanhe os cartões de pontos, veja as horas extras, atrasos e faltas, antecipe o problema e resolva antes, 70% dos problemas você resolve com uma conversa e atitude de saber qual o problema.

  • ELOGIE INDIVIDUALMENTE

O trabalho em restaurante realmente é árduo, e por muitas vezes entristece quando recebe seu contra-cheque, porque realmente é fora do padrão da roda dos seus colegas, parece muitas vezes um trabalho ingrato. Faça questão de elogiar e dizer que valoriza o trabalho cansativo deles, seja mais humano. Parece uma atitude boba, mas irá melhorar muito sua relação com seus funcionários.