Pés Na cozinha
Por: Daniela Gaia
Trabalhar com pressão, alta temperatura e ainda dar conta de todos os pedidos. Esse é o cotidiano de quem trabalha em cozinha no dia a dia de trabalho. Escorregar, tropeçar, cortar o dedo e se queimar, qual profissional nunca passou por isso?
As quedas estão diversas vezes relacionadas aos pisos sujos e obstáculos nas passagens e acessos aos ambientes, iluminação inadequada e a falta de atenção dada por quem fez a obra. Infelizmente, nos restaurantes o menor investimento é voltado aos setores operacionais, muitas vezes pisos impróprios ou irregulares.
Além das questões estruturais e de infraestrutura, outro fator que causa muito acidentes dentro das cozinhas é a utilização de sapatos inapropriados, o que pode ocasionar incidentes, como fraturas ou queimaduras.
É de conhecimento de todos a obrigatoriedade de sapatos antiderrapantes para trabalhar na cozinha, mas é fato que as cozinhas estão cada vez mais acompanhadas de estilos e grifes.
Hoje são inúmeros modelos que brilham nos pés dos cozinheiros. O mercado é tão grande que marcas famosas de calçados se renderam ao universo gastronômico e caíram no gosto dos profissionais, como a coleção “Made For The Workes 2.20”, da VANS. Outra queridinha dos chefs e cozinheiros é a europeia marca de sandálias BIRKENSTOCK que há muito tempo desenvolve sapatos descolados, e a americana CROCS que invadiu a maioria das faculdades de gastronomia.
Mas o que tornam esses sapatos tão especiais, além de não escorregarem? É claro que a estabilidade, o design anatômico, os benefícios aos joelhos para quem fica durante o tempo todo em pé e o conforto devem ser destacados. Porém, o conceito que uma marca traz diz muito sobre o estilo de um cozinheiro, indo além de suas tatuagens. Ao adotar uma marca para chamar de sua, dificilmente um chef abrirá mão de usar um sapato que beneficia sua desenvoltura na cozinha e proporciona bem-estar. Por tanta fidelidade, esse é um setor que mais empresas devem mirar.
Atualmente, existem mais de 150 mil cozinheiros só na cidade de São Paulo. Uma boa oportunidade para mais empresas brasileiras se especializares para esse segmento.
E você, qual sapato de cozinha gosta?