Cozinha como cartão de visitas

Por: Daniela Gaia

A cozinha acaba sendo o cartão de visita da casa de muita gente. A conversa pode até começar na sala, mas muitas vezes termina na cozinha com um cafezinho ou até um almoço entre amigos. A tendência dos ambientes abertos e integrados não foi à toa, já que muita gente deu preferência para receber em casa e cozinhar.

O espaço que antes era dedicado somente ao preparo dos alimentos ganhou mais importância como local de confraternização. Com isso, os projetos de design de interiores valorizaram as cozinhas como cômodos de destaque das casas: desde a escolha do revestimento, passando pela iluminação até os utensílios domésticos. 

Pratos, vasilhas, bandejas e eletrodomésticos deixaram de ficar escondidos dentro dos armários e ganham status de itens de decoração na cozinha. Até grifes internacionais assinaram coleções exclusivas para os amantes de decoração e que não abrem mão do estilo até na hora de servir um prato. 

Em 2017, A italiana Dolce&Gabbana assinou uma linha para a marca austríaca Smeg com inspiração na Sicília. Com batedeira, máquina de café espresso, geladeira, garrafa térmica, a coleção até hoje arranca suspiros dos mais fashionistas. Versace também é outra marca assina coleções há algum tempo e está presente nas cozinhas mais exuberantes.

Em uma linha mais acessível, o estilista Alexandre Herchcovitch assinou recentemente uma linha em parceria da marca Ewel, com acessórios para cozinha esmaltados em ágata. A seleção inclui bandejas, vasos, marmiteiras e jogos para café com três estampas de esqueleto, âncora e corrente. Dentre os diferenciais das peças é que elas mantêm a temperatura dos alimentos e são super fáceis de higienizar. Os utensílios, além de charmosos, dão um ar retrô para a cozinha e ornam muito bem com itens mais modernos. 

Mesmo os mais discretos podem apostar no monocromático que a cozinha ganha personalidade e a identidade de quem mora ali. E você, qual o estilo da sua cozinha?